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Segurança é primordial ao se falar de automóveis. Por isso, a Goodyear listou uma série de cuidados a serem tomados antes de viajar. Além de checar a pressão do pneus você também deve verificar o step, o balanceamento e alinhamento e outros quesitos. Aproveitando que a Copa do Mundo está se aproximando e as férias escolares também, veja as dicas da fabricante e viaje tranquilo.

Condições dos pneus: quando os pneus atingem uma profundidade de sulco inferior a 1,6 mm, podem ser considerados praticamente “carecas” e têm a sua segurança comprometida. Para ver se chegaram a essa medida, nas ranhuras do pneu existem bolinhas de borracha que servem para demonstrar o desgaste do pneu. Quando atingir essa marca é o momento de trocar o pneu.

Calibragem e Pressão: A pressão de ar é um dos fatores críticos que afetam o desgaste do pneu e, consequentemente, sua vida útil. Portanto, o motorista deve sempre checar as pressões dos pneus e manter a máxima indicada no manual do proprietário ou em etiquetas estrategicamente colocadas nas laterais das portas ou tampa de abastecimento do tanque de combustível. Lembre-se de efetuar a calibragem com pneus frios.

Estepe: muitas vezes esquecidos, eles são fundamentais para que você não fique no meio da estrada. Nunca esqueça de conferir a calibragem e as condições gerais do estepe, assim como a presença de chave de roda, triângulo e até mesmo um pano para limpar as mãos se necessário.

Alinhamento e balanceamento do veículo: além de obter melhor dirigibilidade em retas e curvas, evitando que o carro desvie ou puxe para os lados durante a frenagem, o alinhamento permite um desgaste regular dos pneus e ainda melhora eficiência de rolamento, garantindo economia de combustível.

Pneus usados: Estes pneus estão mais fadigados. Portanto, eles estão mais suscetíveis a terem sua integridade ameaçada como, por exemplo, num impacto causado por um buraco ou objeto na pista, podendo falhar. Numa condição como esta, é sempre mais fácil para o condutor controlar um veículo com os pneus dianteiros danificados, do que controlar o veículo com os pneus traseiros nestas condições, pelo simples fato que temos controle sobre o eixo dianteiro através da direção. Aqui a recomendação é que os pneus mais usados sejam colocados na dianteira.

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